Evolução dos Projetos pelas Décadas

Algo que já sabíamos agora será provado. Quando temos oportunidade de visitar apartamentos antigos, de edifícios tradicionais como por exemplo os localizados em Higienópolis em São Paulo observamos que a área do imóvel é enorme. Podemos nos locomover pelos cômodos com muita tranquilidade, sem esbarrar na mobília.

Parece que nos sentimos bem, gostamos de ficar dentro de casa, diferente do que ocorre hoje em dia, quando nos deparamos com um final de semana prolongado por exemplo, queremos ir à algum lugar. Por que isso ocorre ?

Lamentavelmente hoje há uma necessidade de aproveitamento de área muito intensa. Tanto os terrenos quanto os apartamentos precisam ser aproveitados ao máximo. E não uso o termo “aproveitar” positivamente.

O metro quadrado das grandes cidades está cada vez mais concorrido e as construtoras precisam otimizar os espaços para conseguir colocar mais apartamentos dentro de uma mesma área.

O que isso pode trazer de consequência ?

Veja uma planta baixa de um apartamento de dois quartos da década de 1970.

Observe o espaço de circulação dos dormitórios. E entre a sala e a sala de jantar. A área de serviço também surpreende e nem falamos do quarto de empregada. Esse imóvel tem 100m2 com direito à varanda imensa.

Agora vamos para a década de 1980. Um mesmo apartamento de 2 dormitórios, já com 87,8m2. A redução dos cômodos é nítida, com comprometimento da circulação.

Década de 1990. Apartamento com 72,85m2, eliminado o quarto e banheiro de empregada. Redução significativa da varanda e a convivência já vai sendo drasticamente diminuída. A mesa de jantar já aparece com apenas 4 lugares espremida num canto. Cozinha e área de serviço comprometidas.

Como fazer aqueles almoços de família ?

Nos anos 2000 o layout já está parecido como que temos hoje em dia. Área de 73,76m2.

A redução na década de 2010 é gritante. Estima-se que a redução de área de apartamentos de dois quartos caiu 18% entre 2002 e 2014. Neste exemplo o apartamento tem área de 59,60m2.

Eliminação da mesa de jantar, trocada por bancada e a área de serviço praticamente sumiu.

Claro que não apenas reduziu-se a área interna, mas também as construtoras acabaram optando por áreas comuns mais atrativas e amplas, com grandes playgrounds, salas de cinema com sistema de Home Theater e grandes telas, áreas de lazer etc. Mas como mencionado no início, os apartamentos tornaram-se meramente lugares para comer, tomar banho e dormir.

Arki Architecture is a New-York-based studio practice focused on modern design, interiors and landscapes. From our inception in 2007, we have delivered exceptional public. As a full-service firm.


2334 Peterson Street
Kingston UK London


T. +44 1123-2234-21E. arki@arkicorp.co

teste